header

Bloco Abaquetada


Bloco de Carnaval

Domingo 3 de Março de 2019 evento passado

Das 16:00 às 20:00

Carnaval Cultural - Trevo do Cabral - Porto Seguro



O Bloco Abaquetada já está esquentando os tamborins para entrar na avenida, no Carnaval 2019. Formado por um grupo percussivo que resgata a cultura baiana através do samba reggae e samba de roda, está buscando apoio para custear os músicos e os abadás. Este ano, o bloco vai desfilar no domingo de Carnaval, dia 03/03/19, com saída às 16 h, fazendo o percurso do Trevo do Cabral, no Centro, até a Casa da Lenha. “O evento vai proporcionar a visibilidade e diversidade cultural da Bahia com o resgate do samba reggae e todas suas vertentes entre as marchinhas de Carnaval, que fará parte do repertório do grupo.”

De acordo com Suzana Lima, a vocalista da banda, os abadás serão trocados por um quilo de alimento não perecível, que seguirá para uma instituição social. “Contamos com o apoio financeiro dos parceiros a partir do dia 15/02/19. Mas, agora, precisamos da confirmação do apoio para podermos colocar a logomarca ou o nome no abadá de quem está ajudando”. Segundo a vocalista, os nomes dos apoiadores também serão divulgados nos ensaios abertos, nas mídias sociais e rádios parceiras.

“A intenção é ter toda família participando. Todos poderão acompanhar o cortejo, com ou sem abadá!” Em 2019, a estimativa da direção do bloco Abaquetada é que, no mínimo, 200 pessoas participem do percurso.

No ano passado, a dupla Careca (percussionista) e Suzana Lima (vocalista), e outros cinco componentes que atuam como percussionistas, tecladistas e back vocal, voltaram com força total para o Carnaval de rua e trabalharam com o tema “A magia das cinzas”, uma homenagem à lambada e seus lambadeiros. “Com muitos desafios, colocamos o bloco na rua e tivemos uma impressão ótima, positiva, ao ver nosso trabalho cumprido de fazer a homenagem à lambada, inserindo o ritmo no mesmo ambiente do Carnaval”, disse a vocalista.

Quem estava na praça curtiu a mistura e aprovou. E os componentes do bloco provaram que têm muito fôlego. No sábado pós-Carnaval, 17/02, eles, que também são ritmistas do bloco Suvaco do Cabral, desfilaram com ele pelas ruas do Centro.

**********************************************************
Histórico

Abaquetada é um grupo percussivo criado em 2014. Em 2019, o bloco, criado para desfilar no Carnaval, vai passar pela segunda vez na avenida. A história do grupo começou quando o Mestre Careca foi solicitado por um hotel de Porto Seguro para apresentar um show em que levasse a cultura baiana aos turistas que visitavam a cidade. Ele reuniu alguns amigos e formou o grupo Abaquetada. Fizeram inúmeros shows com essa formação de amigos. Tocaram em diversos hotéis, eventos públicos e particulares, sempre levando essa cultura rica baiana em samba de roda e samba reggae.

Em 2008, por falta de apoio e patrocínio, o grupo se desfez. Em 2014, com a Copa Mundial, foi novamente solicitado ao grupo que se apresentasse para os turistas que visitaram o País, visto que estes vieram atrás do ritmo baiano. Logo após o evento, o grupo voltou a se desfazer. No início de 2017, numa roda de conversa, Mestre Careca, vendo a cultura brasileira sendo dizimada pela internet, novos sons e desmotivação cultural, constatou a necessidade de cultura urgente. Com uma nova formação, Abaquetada volta para resgatar todo essa cultura, com os músicos experientes de Porto Seguro, nativos, filhos dessa terra e com o reforço na voz grave e contagiante de Suzana Lima.

Mais informações sobre os abadás e os apoios pelo número (73) 9 9167-3441 (WhatsApp).

Cartaz   Carnaval Cultural - Trevo do Cabral, Domingo 3 de Março de 2019

Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

Seja indulgente, a webmaster tenta o melhor para se manter informada...
... então se você souber de qualquer coisa a mais acontecendo na região da Costa do Descobrimento
(de Belmonte a Caraíva), não hesite em cadastrar-la na agenda (é gratuito!)

Agenda completo

Buscar na agenda

Há 15 pessoas navegando neste site no momento...

Réveillon Axé Moi 2026

Ingressos para o Réveillon Porto Seguro 2025/2026 no Axé Moi

Léo Santana + Tony Salles + 2 atrações!

Uma megafesta animada pelos principais nomes da música nacional. É assim que vai ser o Réveillon Axé Moi 2026, que acontecerá nos dias 30 de dezembro de 2025 e 02 de janeiro de 2026, na bela estrutura da Arena Axé Moi em Porto Seguro...
Aproveite os preços promocionais e adquira já seu passaporte promocional para os dois dias de festa!

SAIBA MAIS

Noite da Virada

Ingressos para o Réveillon Porto Seguro 2025/2026 no Axé Moi

Réveillon Axé Moi 2026

A tão aguardada festa para saudar o ano novo está em lote de LANÇAMENTO! Sim, a Cabana Axé Moi, em Porto Seguro, está lançando sua festa de virada de ano e você, que estava esperando, já pode programar sua viagem! Aproveite condições especiais para curtir a noite do dia 31 de dezembro de 2025 em grande estilo!
Aproveite os preços promocionais e adquira já seu ingresso!

SAIBA MAIS

Espaço Sparvati

Espaço Sparvati

Casa de luxo para hospedagem e eventos.

Luxuosa casa em Vale Verde (distrito de Porto Seguro) com jardim tropical exuberante de 13.000m², oferecendo a melhor privacidade para você e sua família. Piscina com jacuzzi, cascatas & iluminação. Sala de fitness, salão de jogos.
Um ambiente romântico e tranquilo, sendo um dos mais belos locais da região, com sua vista panorâmica extraordinaria !
www.sparvati.com
73 99948-6464


Este anúncio foi visto 1'749'041 vezes
desde o dia 6/12/2019
anuncie aqui !